Wi-Fi de longo alcance

A nossa equipa tem por vezes a missão de levar conectividade onde não é fácil. Desta feita interligámos um edificio de escritórios a um parque de equipamento pesado.

O Objectivo:

Fornecer conectividade com boa largura de banda entre dois pontos. O primeiro ponto os escritórios onde existe uma ligação à Internet gerida por nós por intermédio de um Draytek 2925. O segundo ponto um parque de equipamento pesado onde existem vários dispositivos que depende de conectividade IP para operarem.

 

A solução proposta e implementada:

 

A noss solução passou por configurar um Link a 2,4Ghz entre dois pontos de Acesso de gama empresarial NanoStation Loco M2

No primeiro ponto a nossa equipa colocou um destes pontos de acesso num local elevado:

IMG_20160423_124710

 

IMG_20160423_124715

 

A sensívelmente 1km de distância o outro Ponto de Acesso:

 

photo127592719927322716

Após a colocação fisica dos pontos de acesso foram configurados de forma a que um seja emissor ( AP ) e outro cliente em que o interface de rede faz bridge para um switch existente no local remoto.

 

download (4)

 

download (5)

 

 

 

 

Com esta solução o nosso cliente pode agora usufruir de uma ligação de dados de banda larga num sitio remoto onde não era possível ter uma ligação à Internet. Desta forma consegue gerir os seus ativos de rede necessários a controle de equipamentos e combustível.

 

Em termos de largura de banda disponível, os testes que fizemos revelaram que esta ligação está estável e tem por média cerca de 170mbs disponíveis para transmissão e recepção de dados apresentando uma latencia inferior a 1,5 ms